Facens
Anthill
Home

Facens Baja Mud Racing

Logo_baja

O projeto BAJA SAE, é um programa estudantil que visa o desafio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, assim como a preparação dos alunos envolvidos para o competitivo mercado de trabalho.

O programa é organizado pela SAE (Society of Automotive Engineers), uma associação sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos), unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas.

Através da construção de um veículo off-Road, os alunos de engenharia são estimulados e introduzidos aos conhecimentos sobre projeto, construção, trabalho em equipe, liderança, administração e marketing, fatores de extrema importância na carreira profissional.

A equipe de Baja da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, é formada por estudantes de Engenharia que visam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, utilizando-se de boas práticas da engenharia, tal como práticas de gestão, liderança e marketing, fatores extremamente importantes no mercado de trabalho, que muitas vezes não é estimulado em sala de aula. 

COMPETIÇÕES:

- 22ª Competição Baja SAE Brasil 2016 PETROBRAS (São José dos Campos)
   60º colocação na Classificação Geral
   49ª colocação em Apresentação de Projetos
   53ª colocação no Enduro

- Baja Regional SAE Brasil - Etapa Sudeste 2016 (Piracicaba)
   18ª colocação na Classificação Geral
   19ª colocação em Apresentação de Projetos
   9ª colocação no Enduro

Equipe

Facens Baja Mud Racing

Subsistemas

Nossa equipe é dividida em subsistemas, que agiliza o processo de estudo, desenvolvimento de projeto e construção do protótipo, além de facilitar a organização e cronograma e possibilita o estudo aprofundado dos subsistemas pelos integrantes de suas respectivas áreas.

  • Administração
    A Subdivisão é responsável por realizar o planejamento estratégico, traçando metas e plano de ação para melhor desenvolvimento do protótipo. Responsável também pela análise de mercado e pelo mapeamento e otimização de processos. Convoca reuniões de todo gênero e realiza o planejamento financeiro a partir da análise de custos de produção, levando em consideração prazos e orçamentos, bem como a disponibilidade de fornecer recursos financeiros à equipe, alocando-os adequadamente. Gerencia o cronograma das demais subdivisões com o objetivo de otimizar o processo em questão. É de sua responsabilidade administrar e controlar os documentos inerentes a equipe, além de viabilizar procedimentos necessários conforme os critérios requeridos pela SAE Brasil para as Competições Regionais e Nacionais.
  • Chassi
    A Subdivisão Estrutura é responsável por projetar, construir e testar o chassi do protótipo bem como qualquer elemento de suporte, além da carenagem. É função do chassi, comportar o piloto e também todos os demais subsistemas de forma eficiente e sem interferências. Deve ser segura e ao mesmo tempo permitir a saída rápida do piloto. Os membros devem ter em mente a todo o momento todos os pré-requisitos descritos no regulamento, pois qualquer erro pode condenar todo o projeto.
  • Power Train
    É responsável pelo projeto, desenvolvimento, construção, montagem, manutenção do conjunto de transmissão de potência do protótipo. Esse conjunto engloba o motor, as reduções e a saída para as rodas. A subdivisão deve ser capaz de realizar a regulagem e manutenção do motor, garantindo que todas as suas peças sejam sempre originais, visando maior eficiência e menor consumo de combustível. O dimensionamento das saídas para as rodas, deve ser realizado levando em consideração principalmente: resistência, curso axial, curso angular, comprimento, peso e custo.
  • Elétrica e Aquisição de dados
    O sistema elétrico é responsável pela montagem do circuito básico e principal do protótipo, formado por duas kill switches e uma luz de freio. Porém, a segunda e mais importante tarefa do sistema elétrico, é a de monitorar todos os parâmetros do protótipo. Portanto, o sistema elétrico deve: criar, projetar, programar, construir, monitorar e realizar a manutenção de um sistema eletrônico capaz de gerar informações dinâmicas do protótipo, tanto para análise instantânea pelo piloto como para analises posteriores. Essas informações podem ser tanto transferidas em tempo real para a equipe quanto gravadas em dispositivo de armazenamento e serem analisadas posteriormente. 
  • Suspensão e direção
    A subdivisão suspensão e direção é responsável por criar, projetar, construir, montar, regular e realizar a manutenção da suspensão e da direção do protótipo. Como se trata de um veículo Off-Road esses subsistemas devem ser robustos e resistentes, capazes de resistir aos obstáculos sem falhar e operar em situações extremas de clima. Deve produzir um sistema de fácil operação, com foco esportivo, ou seja, baixo giro no volante e capaz de realizar curvas de raio muito pequeno. O sistema de suspensão deve ser projetado de forma que o protótipo seja estável e ao mesmo tempo ágil e de alta manobrabilidade
  • Freio
    Responsável pelo projeto, desenvolvimento, construção, montagem e manutenção do sistema de freios do protótipo. Esse sistema precisa ser eficiente, compacto e, por se tratar de uma parte responsável pela segurança do piloto, precisa ser a prova de falhas. O sistema de freios é responsável pela parada do veículo. Isso deve ser realizado na menor distância e tempo possível. Além disso, por requisito do regulamento, esse sistema deve demonstrar que é capaz de travar as quatro rodas do veículo. Em sua construção o acionamento dianteiro deve ser separado do traseiro, garantindo que pelo menos um dos conjuntos esteja em funcionamento em caso de falha ou acidente.

Parceiros

Missing
Frame & Body
Matheus Vuaden de Lima
Missing
Brakes Leader
Matheus Uebelhart Grandino
Missing
Steering Leader
Guilherme Caceres Lucchetta
Missing
Suspension Leader
Gustavo de Andrade Branco
Missing
Manufacturing
João Pedro Evangelista Neto
Missing
Steering
Lucas David Gomez Pereira
Missing
Chassi
Matheus Martins Lopes Machado
Missing
Electronics Leader
Murilo Rodrigues Rodelli
Missing
Steering
Pedro Cabral Rodrigues
Missing
Steering
Riccardo Colitti Lemos
Missing
Powertrain Leader
Yago Hildebrand Soriani Degelo
Missing
Teacher Advisor
Mauricio Miori

Projetos


Fotos


Vídeos

TV Facens - 22ª Competição Baja SAE Brasil - PETROBRAS 2016
BAJA REGIONAL 2013 - 56º PROGRAMA TV FACENS

Patrocínio

Para informações de patrocínio, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você o mais breve possível.

Contatos

Facens Baja Mud Racing
facensbaja@gmail.com